A Flor de Lótus é uma planta aquática, conhecida popularmente como lótus
É uma planta nativa da Ásia, habitante de cursos de água lentos ou lagoas de água doce, vivendo a pouca profundidade. É enraizada no fundo lodoso por um rizoma vigoroso, do qual partem grandes folhas arredondadas, sustentadas acima do espelho de água por longos pecíolos. Produz belas flores rosadas ou brancas, grandes e com muitas pétalas. É conhecida pela longevidade das suas sementes, que podem germinar após 13 séculos. Serviu de inspiração para a arquitetura do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo.
Este lótus é cultivado como planta ornamental em jardins aquáticos de todo o mundo.
As flores, as sementes, as folhas novas, e as “raízes” desta espécie de lótus são comestíveis.Na Ásia, suas pétalas são empregadas como enfeites, enquanto suas largas folhas são utilizadas para embrulhar comida.
Mas não estamos aqui para falar de nenhuma dessas incríveis características dessa flor. Estamos aqui para falar de design de tattoo! E de designs muito lindos!
1 – A que significa pureza espiritual
Na cultura oriental, principalmente no budismo e hinduísmo, a flor de lótus é associada a espiritualidade. Seja a pureza espiritual ou ao despertar para uma vida espiritual. A simbologia surgiu por causa do modo como a flor nasce: com uma aparência imaculada sobre as águas de lodo, representando a pureza em meio aos apegos carnais.
2 – A associada a Buda
O vínculo é forte com o budismo pela flor aparecer em alguns contos e mitos específicos da religião. Para aqueles que seguem os ensinamentos de Buda como crença ou apenas como filosofia de vida, a flor de lótus é uma opção interessante para uma tattoo, por conta de seu conteúdo nas entrelinhas.
3 – A sagrada
É por causa de uma das histórias envolvendo Buda que esta flor é considerada sagrada entre alguns povos. Conta-se que quando Buda, ainda menino, deu os seus primeiros passos, flores de lótus brotaram em cada ponto do solo onde seus pés tocaram. A partir daí surge o caráter sacro da flor.
Mas não apenas para o budismo. Venerada em muitos lugares como Índia, China, Japão e até o Egito, a flor tem uma relevância considerável para diversas culturas. Na mitologia hindu muitas divindades estão associadas a ela. Como Brahma, o criador, que nasce emergindo de uma lótus de mil pétalas. Ou Surya, o deus do sol, retratado com duas flores de lótus para simbolizar o esclarecimento.
Para muitas pessoas, a melhor ideia para tattoo não é a flor sozinha, mas a flor combinada a divindade de sua escolha. Daí a sensação de “sagrada” ser um bom motivo para escolha dessa tatuagem.
4 – A que significa elegância, beleza e perfeição
Outros dos significados da flor seguem a mesma linha e podem encontrar a mesma origem da sua simbologia espiritual.
5 – A associada a atributos femininos
Entre os símbolos aos quais a flor está associada encontramos diversos atributos femininos, além da própria ideia de elegância, beleza e espiritualidade, como a fertilidade, energia, nascimento e até a sensualidade. Todos elementos que encontram representação na flor e que são motivos por trás da decisão de tatuar imagens que a demonstrem.
6 – A que representa meditação
Praticantes assíduos de atividades meditativas frequentemente encontram referências a flor de lótus. Seja em livros ou ambientes comuns. Reflexões meditativas são mais um significado por trás da tatuagem. Nas religiões asiáticas, inclusive, muitas divindades costumam surgir em meditação sentadas sobre uma flor de lótus.
7 – A que representa o mistério da ciência
Não apenas de espiritualidade, divindades e meditação vive a lótus. Essa flor também é associada a um pequeno mistério científico pela sua dificuldade em explicar qual a característica própria que essa flor possui e que a permite repelir microorganismos e partículas de pó. Para quem procura uma tatuagem que possa conciliar simbologia espiritual com mistérios da ciência, a flor de lótus é a resposta para uma boa tattoo.8 – Yoga
Assim como meditação, a yoga é frequentemente vinculada a flor. Se yoga é uma hábito que você tem e gostaria de honrar na sua pele, a dica é escolher a lótus!
9 – Na mitologia grega
Na mitologia grega há um povo chamado de Lotófagos que viviam em uma ilha no norte da África e se alimentavam de plantas e flores de lótus. A história conta que comer a flor de lótus causava sonolência e amnésia. Na Odisseia, Homero consegue resgatar três homens que foram enviados para a ilha para investiga-la. Essa amnésia, no entanto, não é retratada como tendo um significado negativo. Pelo contrário: é a chance de começar de novo do zero, como um renascimento.
10 – A combinação
Não apenas a combinação da flor com divindades é uma escolha comum, como também o é a composição da lótus com o peixe Koi. Essa combinação é bem comum em tatuagens no Japão e simboliza, em conjunto, individualidade e força.
11 – A que tem diferentes cores para diferentes significados
O mais interessante para uma tatuagem da flor de lótus é que, como ela conta com vários significados, você pode optar por uma cor para dar maior representatividade a sua intenção. A cor azul faz referência ao triunfo do espírito em relação aos sentidos, ou seja, uma representação do conhecimento e sabedoria. Já a lótus branca traz a ideia de equilíbrio entre espírito e mente e, normalmente é retratada com oito pétalas. A lótus vermelha simboliza as qualidades do coração e é conhecida como a flor do Buda da Compaixão. A rosa, por sua vez – apesar de muitas vezes confundida com a branca – é a mais especial de todas as flores de lótus por representar as divindades.
A forma com que a Lótus é tatuada pode trazer ainda outro significado: quando fechada como um botão, ela mostra as infinitas possibilidades do Homem e aberta faz referência a criação do universo.
12 – A que representa a vida
Por nascer em uma água lodosa, como algo que é criado no escuro e cresce buscando a luz, a flor de lótus possui seu máximo significado que é a representatividade da vida.